As aparencias Enganam

Num orfanato, igual a tantos outros que enxameiam por toda parte, havia uma pobre órfã, de 8 anos de idade.

 Era uma criança lamentavelmente sem encantos, de maneiras desagradáveis, evitada pelas outras e francamente malquista pelos professores.

Por essa razão, a pobrezinha vivia no maior isolamento. Ninguém para brincar, ninguém para conversar…

Sem carinho, sem afeto, sem esperança… Sua única companheira era a solidão.

O Diretor do orfanato aguardava ansioso uma desculpa legítima para livrar-se dela.

E um dia apresentou-se, aparentemente, uma boa desculpa.

A companheira de quarto da menina informou que ela estava mantendo correspondência com alguém de fora do orfanato, o que era terminantemente proibido.

Agora mesmo, disse a informante, ela escondeu um papel numa árvore.

O Diretor e seu assistente mal puderam esconder a satisfação que a denúncia lhes causara. Vamos tirar isso a limpo agora mesmo, disse o superior.

E, somando-se ao assistente, pediu para que a testemunha do delito os acompanhasse a fim de lhes mostrar a prova do crime.

 Dirigiram-se os três, a passos rápidos, em direção à árvore na qual estava colocada a mensagem. De fato, lá estava um papel delicadamente colocado entre os ramos.

O Diretor desdobrou, ansioso, o bilhete, esperando encontrar ali a prova de que necessitava para livrar-se daquela criança tão desagradável aos seus olhos.

Todavia, para seu desapontamento e remorso, no pedaço de papel um tanto amassado, pôde ler a seguinte mensagem: A qualquer pessoa que encontrar este papel: eu gosto de você. Os três investigadores ficaram tão decepcionados quanto surpresos com o que leram.

Decepcionados porque perderam a oportunidade de livrar-se da menina indesejável e surpresos porque perceberam que ela era menos má do que eles próprios.

* * *

Quantos de nós costumamos julgar as pessoas pelas aparências, embora saibamos que estas são enganadoras. E o pior é que, se as aparências não nos agradam, marcamos a pessoa e nos prevenimos contra ela e suas atitudes. Uma antiga e sábia oração dos índios Sioux roga a Deus o auxílio para nunca julgar o próximo antes de ter andado sete dias com as suas sandálias. Isto quer dizer que, antes de criticar, julgar e condenar uma pessoa, devemos nos colocar no seu lugar e entender os seus sentimentos mais profundos. Aqueles que talvez ela queira esconder de si mesma, para proteger-se dos sofrimentos que a sua lembrança lhe causaria.

* * *

Você Sabia?

Nenhuma pessoa é essencialmente má. Isso porque todos nós temos, na intimidade, a Centelha Divina que é o amor em gérmen.

Assim sendo, potencialmente todos somos bons, basta que nos esforcemos para fazer brilhar essa chama sagrada depositada em nós pelo Criador.

 Jesus conhecia essa realidade, por isso afirmou: Vós sois deuses e noutra oportunidade insistiu: Brilhe a vossa luz.

 

 Redação do Momento Espírita, com base em história publicada em Seleções Reader’s Digest, de maio de1945. Disponível no CD Momento Espírita, v. 11, ed. Fep. Em 31.01.2010

Fonte:  http://saudadeeadeus.com.br/mensagem11.htm

Meu Comentário:

Infelizmente este erro é mais comum do que parece, as pessoas julgam as outras por elas mesmas, esquecendo-se que somos todos falhos e sempre vamos errar durante toda a nossa passagem na Terra. Nobre é perdoar e aceitar quem se quer por perto com os erros e acertos.  Atire a primeira pedra quem nunca pecou.  Somos todos pecadores e Jesus nos ama mesmo assim, sigam o exemplo Dele e pratiquem o Bem.

Bzus Bhya :)

About these ads
  1. malucajackson
    abril 28, 2010 às 11:52 pm

    OLA,MENINAS LINDAS ADOREI O TEXTO,REALMENTE TEMOS QUE AMAR A TUDO E A TODOS COMO SE NAÕ HOUVESSE AMANHÂ,DEVEMOS OLHAR O LADO BOM DE TUDO E DE TODOS,ACEITAR AS DIFERÊNÇAS,NAÕ VER SÓ OS DEFEITOS DAS PESSOAS,E COM ISSO SE DISTANCIAR DELAS TEMOS QUE FAZER DISSO UMA APROXIMAÇAÕ SÓ ASIM VAMOS PODER ENTENDE-LAS E ASEITA-LAS COMO ELAS REALMENTE SAÕ.NAÕ DEVEMOS JULGAR NINGUEM NEM PELOS SEUS ATOS E NEM PELA SUA APARÊCIA,SOMOS TODOS PECADORES,A VIDA NAÕ PASSA DE UMA TENTATIVA,TENTE!!!!VIVA!!!!!BEIJOS

  2. ADIN
    abril 26, 2010 às 8:29 pm

    Fica meio difícil concentrar na leitura… com esse homem lindo dançando ai ao lado, ainda vou ficar estrábica. Um olho p’ro texto o outro foge p’ro homem, bom!
    mas lá consegui ler.Rsrsrsr
    Quanto ao texto,as pessoas preferem rotular os outros sem antes tentarem conhece-los, e depois os resultados não são os melhores. Mensagens como estas, contribuem para que cada um de nós seja levado a pensar no assunto e tente melhorar o seu comportamento.
    Fiquem bem.
    Bjs

    • abril 27, 2010 às 9:48 am

      Olá Adin!
      Bem vinda! Quanto o homem bonito ao lado….. realmente as vezes a concentração fica comprometida! rsssssssss

      Mas realmente mensagens como estas contribuem para a educação, para o resgate de valores perdidos na sociedade egoístam materialista, preconceituosa….
      a Bhya e eu sempre traremos mensagens como estas ao blog para uma sociedade melhor, e um mundo mais justo.

      Um grande beijo
      Blue Fairy

    • abril 28, 2010 às 10:58 am

      Ola, obrigada por aparecer, seja bem vinda!
      Um bzu :)

  3. Sanddy
    abril 25, 2010 às 5:35 pm

    Olá Bhya,
    Amei este post. E concordo em tudo. Pode parecer estranho, mas eu constumo me aproximar das pessoas que estão de lado e faço o possível para aproximá-las dos demais. Acredito que é muito cruel, afastar as pessoas. Sou muito da inclusão.
    Deus até hoje e sei que por toda a minha vida, me deu e me dará sempre a oportunidade de juntar as pessoas, de fazer com todos a minha volta se conheçam e se respeitem.
    Pena que muita gente está se fechando em um pequeno círculo, acreditando que assim estão se protegendo. E eu me pergunto doque estão se protegendo? Da vida, do seu próximo de si mesmos?
    Como diz a canção de Roberto Carlos: “Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar.”

    Saibam que vocês, Bhya e Blue, já fazem parte desse milhão de amigos. Mas quero mesmo é que chegue a um zilhão.

    Beijos…

    • abril 25, 2010 às 7:28 pm

      Oi querida e amada Sanddy!

      Boa noite, salve salve!
      Que belas palavras, a Bhya e eu pensamos também assim, o Amor é tudo, e a felicidade se encontra nas coisas simples da Vida.
      Um grande beijo

      Blue Fairy

    • abril 25, 2010 às 11:54 pm

      Muito Bem Vinda! Obrigada por aparecer e trazer mais luz em nossas vidas.
      A Paz.
      Deua abençoe todos nós!
      Bzus Bhya:)

  4. abril 24, 2010 às 12:35 am

    Maravilhosa mensagem Bhya!

    This is It! Concordo plenamente com tudo isso, devemos amar a todos, todos nós somos falhos e erramos. E uma frase que me acompanham sempre é
    As pessoas não podem voltar atrás e fazer um novo começo mas TODOS podem começar agora e fazer um novo fim.
    Te adoro amiga, um grande beijo
    Fica com Deus
    Blue Fairy SPREAD THE L.O.V.E

    • abril 24, 2010 às 1:22 am

      Obrigada por suas palavras. Um abraço e um bzu :)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: