Início > Acontece no Mundo > Hoje é Sexta Feira 13! :0

Hoje é Sexta Feira 13! :0

Olá amigos,

Hoje é sexta feira 13 por isso estou trazendo a história de como começou esta superstição, se alguem lembrar de mais alguma história por favor enviei hoje !

Blue Fairy

 

 
 
 
 
 

Este dia está associado a evolução de todo ser humano individualmente, mas, para a sociedade, pode representar agitação excessiva. Dia escolhido segundo a cultura popular, a Sexta-feira 13 é conhecida como ” o dia do azar” ou de “usar amuleto no bolso”. O treze corresponde a letra hebraica Mem, que representa o renascimento e a liberdade. Esta superstição também está associada ao fatídico dia em que o rei da França, Filipe o Belo, ordenou prender e matar todos os Templários (homens que se dedicavam a proteger os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa) sob a acusação de feitiçaria.

» O significado do número 13

A superstição que envolve a Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a Sexta-feira 13 em um momento onde as pessoas deveriam tomar mais cuidado.

Uma crença européia revela que nas “Sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas”. Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, “o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio”.

A palavra superstição primitivamente significava “vidente ou profeta”. As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos. Quem comemora o aniversário em uma Sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos e da sorte.

Acredite, a superstição e o azar estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos “sortudos”.

Infelizmente, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas quando nos tornamos mais conscientes, nossa forma-pensamento se fortalece.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra 

 NADA DE DESCULPAS PARA NÃO IR TRABALHAR HOJE HEIN kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Há hoje uma crença popular de que a sexta-feira 13 é um dia de azar, mas como surgiu isso? O número 13, por si só, costuma ser tomado como sinal de mal agouro.

Na numerologia, o número 12 é considerado um número completo, observando que temos os 12 meses do ano, os 12 signos do zodíaco, os 12 apóstolos de Jesus, além de vários outros. O 13, contudo, é considerado irregular.

A sexta-feira é considerada de azar pelos Cristãos porque foi o dia em que Jesus foi crucificado, e a sexta-feira 13 é um combo de fatores de azar que atingem seu ápice.

Essa superstição pode ter tido início em 13 de outubro de 1307 (realmente, há muito tempo!), quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia. 

Alguns já creem que Jesus tenha sido sacrificado em uma sexta-feira treze, criando uma outra corrente de pensamento em relação à origem desta lenda.A própria Santa Ceia contou com 13 pessoas e acabou culminando na morte de Jesus e de Judas, reforçando o azar trazido pelo número. Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Existe ainda uma outra corrente: 

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Curiosidades

* Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia. 

* O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram. 

* A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rugbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero). 

* Entre as pessoas que morreram nesta data estão o rapper Tupac Shakur, o “Rei do Swing” Benny Goodman e o piloto da Nascar Tony Roper, que havia batido seu caminhão no dia anterior . Já entre os nascidos neste dia estão o ator Steve Buscemi, o ex-ditador Fidel Castro, o diretor de Quarteto Fantástico Tim Story e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen

Fontes: 

– http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta_Feira_13

http://blogs.abril.com.br/artur/2009/02/sexta-feira-13.html

Curiosidades retiradas integralmente do site acima. 

Algumas coisas fazem algum sentido porém quando uma pessoa tem fé realmente este dia não significa nada. E a pessoa que nasceu neste dia e faz aniversario hoje? É um dia abençoado! Deus é maior que tudo!  Lembrando que neste dia existe sim algumas energias negativas porque alguns feiticeiros fazem magia atraindo espiritos baixos e inferiores para perto dos Humanos.

Fé em Deus  e Pé naa Tábua!

Boa Sexta Feita 13 para você!

Blue Fairy

 

 

Anúncios
Categorias:Acontece no Mundo
  1. Sanddy
    agosto 13, 2010 às 4:56 pm

    Ah! Blue

    Esqueci de dizer que quando nasci,era uma sexta-feira da paixão e dia 31 de março.
    Treze invertido, sexta feira da paixão (martírio de Jesus).
    Só posso me sentir abençoada, também.

    Beijos

    Sanddy

  2. Sanddy
    agosto 13, 2010 às 4:53 pm

    Oi Blue,

    Desde criança, sexta-feira 13 e dia de azar, 7 é conta de mentiroso, e por aí vamos.

    Sexta feira 13, é um dia como outro qualquer, e como foi dito, só contabilizamos o que acontece de ruim. Sou otimista por natureza, pois acredito fielmente em Deus, e que Ele me criou para o amor, a felicidade, a justiça e só coisas boas.
    Costumo pensar que, quando algo não dá totalmente certo, é por que não me esforcei mais , ou por que preciso aprender algo com meu fracasso.
    Ser confiante demais, nos faz imaginar que só nós temos direito de sermos felizes, aí erramos feio. E se torna mais fácil culpar do dia, os outros, o azar.
    Esse post diz muito, parabéns.

    Beijos,

    Sanddy.

    • agosto 13, 2010 às 6:10 pm

      Oi querida! Como você está? =)

      Deus é maior que tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Um grande beijo!
      Blue

  3. Jacqueline
    agosto 13, 2010 às 2:38 pm

    Isso dai é besteira, não existe azar só pq é sexta feira 13, isso é mais psicologico do q real!!!!

  4. agosto 13, 2010 às 8:16 am

    meu aniversario e sexta feira 13 de agosto e eu nao tenho medo bjusssssss……..

    • agosto 13, 2010 às 11:54 am

      sim e é um dia abençoado o dia que vc nasceu!
      Bjs
      Deus é mais!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: