Início > Acontece no Mundo > Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida

Planeta similar à Terra é descoberto e tem potencial para conter vida

Detecção foi feita por equipe de astrônomos norte-americanos.

Astro está localizado a 20 anos-luz de distância do Sol.

Do G1, com agências internacionais

Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi detectado a 20 anos-luz, orbitando uma estrela da constelação de Libra conhecida como Gliese 581, uma anã vermelha. Astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington afirmam que o planeta é o primeiro a apresentar potencial real para conter vida.

A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos. O astro, chamado Gliese 581g, fica em uma região na qual os astrônomos julgam que um planeta pode apresentar água líquida para formar oceanos, rios e lagos. No local, a distância da estrela permitiria um ambiente com clima ameno, nem tão frio, nem tão quente.

Terra similarA ilustração mostra um formato possível para o exoplaneta que orbita a estrela Gliese 581, a apenas 20 anos-luz de distância da Terra. (Crédito: AP / Zina Deretsky / National Foundation of Science)

A órbita do planeta ao redor da estrela Gliese 581 dura pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações de ano durando apenas dias.

Não é o primeiro planeta a ser descoberto na “zona habitável” da estrela. Em 2007, um outro exoplaneta, localizado próximo a mesma estrela, foi catalogado, também com potencial para ser conter vida.

Leia mais notícias de Ciência e Saúde

Cientistas também estimarm que a temperatura média na superfície varia de 31 a 12 graus Celsius negativos. A equipe também afirma que o planeta orbita com uma face sempre voltada à estrela, de forma similar a como a Lua sempre mostra uma face à Terra.

Para os astrônomos, o planeta pode “sustentar vida”, o que significa que ele tem potencial para reunir condições de vida. Os seres vivos podem não ser necessariamente parecidos com humanos.

Segundo Steven Vogt, coordenador da pesquisa que contou com 11 anos de trabalho no Observatório W. M. Keck, localizado no Havaí, a descoberta é um indício de que podem existir muitos outros corpos similares no Universo. O exoplaneta ao redor de Gliese 581 é encarado como o primeiro com potencial real para apresentar vida.

Os resultados serão publicados na revista científica Astrophysical Journal, mas estão disponíveis online no site arXiv.org. Até setembro, 490 planetas foram descobertos fora do Sistema Solar.

Isso realmente é interessante e intrigante tambem, quando pensamos em todos os indícios de algo muito grande vindo em direção a terra e as profecias sobre 2012….. provavelmente se isso acontecer quem será salvo do planeta terra são os ricos e poderosos ¬¬…. continua….

Anúncios
Categorias:Acontece no Mundo
  1. Lucas Santos
    outubro 14, 2010 às 10:46 pm

    Muito interessante mesmo. Mas eu nao entendo uma coisa:
    Para os astrônomos, os planetas que podem conter vida tem que ser pelo menos parecidos
    com a Terra, em questões climáticas, gasosas, rochosas, mineiras e etc, principalmente com existência de água… Mas eles nao vêem que podem existir sim espécies extra-terrestres que nao precisam dessas mesmas condições…
    Por exemplo: Se nao existisse Oxigênio e nunca tivesse existido, nós Seres Humanos viveríamos do mesmo jeito, porém talvez com diferenças, e o mais importante é que nao usaríamos O2 para respirar… Talvez o próprio CO2, ou outros gases que possivelmente existiriam.

    Então, para existir ET’s, não é condicional que as características dos exoplanetas sejam idênticas às nossas.
    Exemplo2: Se a Terra fosse uns 50 anos luzes mais afastada da Sol, seria mais fria, mas nao implicaria nas nossas condições de sobrevivência, pois seríamos “acostumados” com a temperatura e morreríamos queimados à uma temperatura de +11ºC [por exemplo], que pra nós é um frio e tanto!

    Lucas Santos, 15. Uberaba – MG

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: